Ao blogue de CNT Paredes retirámos este texto de Mário Barros (coordenador técnico do Guifões e das selecções masculinas da Associação de Basquetebol do Porto).
O que deves fazer para agradar ao teu treinador?
"Os treinadores adoram os jogadores que tudo fazem para tornar a nossa tarefa mais fácil.
O basquetebol é um desporto colectivo sendo da tua responsabilidade contribuir para o sucesso da equipa. Independentemente daquilo que todo o mundo possa pensar de ti, provavelmente a pessoa mais importante para o teu desenvolvimento como futuro jogador de basquetebol é o teu TREINADOR; presta toda a tua atenção às suas mensagens e àquilo que elas podem significar. Mesmo nos momentos de crítica o teu treinador não te quer humilhar mas, tão-somente, corrigir.
Considera um privilégio jogar basquetebol; faz o teu melhor e dá o máximo do teu esforço sempre que competes, quer nos treinos, quer nos jogos. Não tenhas medo de falhar, assume a responsabilidade nas decisões que tomas e nunca apontes o dedo aos teus colegas.
Procura saber qual é o teu papel na equipa; muitos de vocês querem ser os melhores lançadores mas nem imaginam como os treinadores gostam dos grandes defensores ou ressaltadores, daqueles jogadores que dão tudo sem exigir nada em troca; para estes há sempre lugar nos cincos iniciais e muito tempo de jogo.
Por último, procura ser leal para com o teu treinador e colegas de equipa respondendo de forma positiva a todos os desafios propostos sem antecipares o resultado final porque em todas as circunstâncias, quer ganhes, quer percas, estás a crescer e a construir o teu futuro. Os “grandes” jogadores não precisam de ser “empurrados” pelo treinador para fazer o seu melhor e disputar cada jogo com muita intensidade e concentração.
Finalmente, deixem o vosso treinador estar calado no banco a gozar o espectáculo; nem imaginam o gozo que isso nos dá.
Os maiores êxitos desportivos no ano 2008.
Um grande abraço do
Mário Barros"
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário