domingo, 31 de agosto de 2008

Seniores femininos com vitória difícil

Em jogo da 2ª jornada do Campeonato da Europa de seniores femininos, Divisão B, Portugal arrancou uma difícil mas saborosa vitória na Estónia (65-64).

Estónia (64) – Olmari (15), Püü (2), M. Anderson (6), Rebane (14) e Arbet (4); Kostla (4), Okuneva (11), Saarniit e S. Andresson (8)

Portugal (65) – Sofia Ramalho (10), Carla Freitas (19), Joana Lopes (2), Paula Muxiri (18) e Sara Filipe (11); Susan Foreid (3), Débora Escórcio (2) e Joana Fogaça.

Por períodos: 21-16, 17-19, 8-10, 18-20

No outro encontro que completou a 2ª jornada, a Macedónia foi vencer ao Luxemburgo por 67-53. Folgou a Suécia. Na próxima ronda (dia 3), Portugal recebe o Luxemburgo, em Ovar (Pavilhão Dolce Vita), às 17h30, enquanto a Estónia viaja até à Suécia. Folga a Macedónia.

Reportagem completa do jogo, por aqui
...

Seniores femininos com vitória difícil

Em jogo da 2ª jornada do Campeonato da Europa de seniores femininos, Divisão B, Portugal arrancou uma difícil mas saborosa vitória na Estónia (65-64).

Estónia (64) – Olmari (15), Püü (2), M. Anderson (6), Rebane (14) e Arbet (4); Kostla (4), Okuneva (11), Saarniit e S. Andresson (8)

Portugal (65) – Sofia Ramalho (10), Carla Freitas (19), Joana Lopes (2), Paula Muxiri (18) e Sara Filipe (11); Susan Foreid (3), Débora Escórcio (2) e Joana Fogaça.

Por períodos: 21-16, 17-19, 8-10, 18-20

No outro encontro que completou a 2ª jornada, a Macedónia foi vencer ao Luxemburgo por 67-53. Folgou a Suécia. Na próxima ronda (dia 3), Portugal recebe o Luxemburgo, em Ovar (Pavilhão Dolce Vita), às 17h30, enquanto a Estónia viaja até à Suécia. Folga a Macedónia.

Portugal com algum azar, perde novamente

ImagePortugal perdeu ontem com a Grã-Bretanha por 79-80, num jogo muito intenso onde infelicidade e falta de sorte acompanharam Portugal.

Infelicidade, novamente, num trio de arbitragem turco que prejudicou a equipa lusa em alturas decisivas e falta de sorte em diversas fases do jogo, principalmente, nos momentos finais, onde sobrou coração para ir buscar o jogo e faltou sorte para concretizar a última posse de bola.

Portugal não conseguiu ser tão consistente como no dia anterior frente à Turquia, cometendo erros infantis em determinadas alturas. No entanto, depois do equilibrio na primeira parte do jogo, Portugal fez um excelente 3º período e entrou nos 10 minutos finais a vencer por 56-48. O problema foi que em vez de arrancar de forma decisiva para a vitória, os portugueses permitiram um parcial de 0-5 no minuto de entrada e a Grã-Bretanha entrou de novo no jogo. Portugal continuava na frente, até que no minuto 9 permitiu novo parcial de 0-5 e a Grã Bretanha passava para a frente.

Com muita alma, e a perder por 76-80 a 14 seg. do final, Portugal converte um triplo e recupera a bola logo de seguida, com 10 segundos para jogar. Pena foi que na última posse de bola não conseguisse concretizar nenhum dos 3 lançamentos de que dispôs.

Fica mais uma boa prestação e a certeza de que Portugal está em crescendo para a Fase de Qualificação que começa já na quarta-feira, dia 3, em Ovar, frente à Estónia.

sábado, 30 de agosto de 2008

Dream Team vs Redemption Team

ImageImage




Em 92, o "Dream Team" era treinado por Chuck Daly (1ª foto). Em 2008, a "Redemption Team" é liderada pelo treinador Mike Krzyzewski (2ª foto).

BASES
De um lado, Magic Johnson e John Stockton, do outro Jason Kidd, Chris Paul e Deron Williams.

BASES-EXTREMOS
De um lado, Michael Jordan, Clyde Drexler e Chris Mullin, do outro Kobe Bryant, Dwayne Wade e Michael Redd.

EXTREMOS
De um lado, Larry Bird e Scottie Pippen, do outro LeBron James e Tayshawn Prince.

EXTREMOS-POSTES
De um lado Charles Barkley, Karl Malone e Christian Laettner, do outro Carmelo Anthony e Carlos Boozer.

POSTES
De um lado Patrick Ewing e David Robinson, do outro Dwight Howard e Chris Bosh.

Qual destas equipas leva vantagem? Dream ou Redemption Team?

Image16 anos depois do verdadeiro "Dream Team", os EUA voltaram a apresentar uma selecção de sonho, apostada em reconquistar o domínio do basquetebol internacional perdido nos últimos anos. Esta nova selecção foi apelidada "Redemption Team" (equipa da redenção). É inevitável não cair na tentação de tentar comparar estas duas excelentes equipas.

Pedro Frase aventurou-se a fazer esta comparação que podemos consultar no site do planeta basket, onde até aceitam mais opiniões.

Portugal perde, mas ganha...

ImageNo segundo jogo da Efes Pilsen World Cup 7, Portugal não venceu a Turquia (68-75) mas ganhou uma grande equipa, que fez uma exibição ao nível das que vimos no Eurobasket e que poderia mesmo ter triunfado caso não fosse uma tripla de arbitragem excessivamente caseira e muito protectora da vedeta da casa, Turkoglu.

Portugal fez uma exibição personalizada e consistente durante os 40 minutos, assente numa atitude guerreira e inteligente na defesa e num ataque equilibrado sempre em busca das melhores soluções. Para Moncho Lopez "estão a aparecer os resultados de todo o trabalho que temos vindo a desenvolver e, decerto, esta equipa ainda vai crescer mais para discutir jogo a jogo o apuramento. Hoje fomos mais consistentes, inteligentes e lutadores perante uma equipa fortissima."

A equipa lusa esteve sempre na discussão do resultado. Nos últimos 3 minutos da primeira parte, a Turquia ainda conseguiu uma pequena vantagem e poderia pensar-se que iria arrancar para a vitória.

Puro engano!

A perder por 7 Portugal veio dos balneários disposto a lutar pela vitória e não fossem várias decisões "caseiras" da arbitragem que até permitiu que um afundanço de Paulo Cunha fosse tirado por dentro do aro, Portugal poderia ter chegado mais longe. Venceu o 3º período e no último período não deixou que os turcos descansassem. Portugal perdeu o jogo mas ganhou uma grande equipa.

Amanhã, Portugal joga a última partida, frente à Grã-Bretanha que venceu hoje a Bósnia por 100-98, às 12:45 horas de Portugal.

"Ticha Penicheiro: Carreira de campeã!"


Patrícia Nunes Penicheiro (Ticha) nasceu na Figueira da Foz em 18 de Setembro de 1974.
Estudou na sua cidade natal, em Rio Maior, Santarém (ISLA) e University Old Dominion (U.S.A.), onde se licenciou em Jornalismo.
Iniciou-se no Basquetebol aos 6 anos, começou a praticar a nível oficial aos 11, no Ginásio Clube Figueirense, e aos 16 representou pela primeira vez Portugal, tendo já participado em 101 jogos da Selecção Nacional.


A carreira completa a ver por aqui...!

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

"Só nos falta conseguir ser intensos durante os 40 min de jogo"

ImagePortugal perdeu (64-83) mas ficou a certeza de que, apesar da derrota assentar bem aos Bósnios, a diferença é exagerada e foi ditada em curtos períodos da partida.
Outra certeza, de acordo com as palavras de Moncho Lopez é a de que "Só nos falta conseguir ser intensos durante os 40 minutos de jogo. Temos trabalhado duro e o contacto internacional tem-nos feito crescer. Hoje perdemos nos pormenores, em curtos períodos de tempo em que 2, 3 erros provocaram contra-ataques. Além de que quebrámos fisicamente devido às limitações nas possíveis rotações da equipa. Acredito que vamos chegar aos jogos de qualificação preparados".

E a verdade é que Portugal começou muito bem a partida, dominando os minutos iniciais e comandando até cerca de 3 minutos do 2º período, quando depois de estar a vencer por 21-16 permitiu um parcial de 10-0. Depois de chegar ao intervalo a perder por 26-37, Portugal voltou a encontrar-se e reequilibrou as contas do jogo, entrando nos últimos 10 minutos na discussão da partida. No entanto, a dificuldade na rotação da equipa com os condicionalismos inerentes à ausência de Miguel Miranda e de Jaime ter saído com um ligeiro toque na perna direita, a equipa lusa veio a acusar alguma fadiga física e permitiu o avolumar da vantagem, novamente num curto espaço de tempo.

Amanhã, pelas 17:00 horas portuguesas, Portugal enfrentará a Turquia que hoje venceu a Grã-Bretanha por claros 82-58.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Seniores femininos entram a perder

No primeiro jogo da equipa portuguesa no Campeonato da Europa - Divisão B, a equipa perdeu frente à Suécia por 56-78. Na 1ª parte houve bastante equilíbrio com a equipa portuguesa a oferecer excelente réplica à maior capacidade física das suecas, situação que só perto do intervalo se desequilibrou ligeiramente com a equipa visitante a conseguir uma vantagem de 7 pontos no final dos primeiros 20 minutos. Sem possibilidades de contrariar a superioridade sueca nas tabelas (20-37 ressaltos), o 3º período (8-21) foi fatal para as aspirações lusas. Um parcial de 0-8 matou praticamente o jogo, porque frente à zona contrária o lançamento exterior de Portugal não funcionou. Paula Muxiri (19 pontos/7 ressaltos) e Sofia Ramalho (19 pontos, 7/7 nos lances-livres) foram as mais produtivas na selecção portuguesa. Na equipa sueca as gémeas Eldebrink – Frida (23 pontos e 3 triplos) e Elin (16 pontos) – foram as melhores marcadoras, tendo Halvarsson (10 ressaltos) e Livijn (8 ressaltos) garantido a supremacia nas tabelas.

Alinharam e marcaram:

Portugal (56) – Sofia Ramalho (19), Carla Freitas (3), Joana Lopes (8), Paula Muxiri (19) e Sara Filipe; Tamara Milovac (1), Ana Fonseca, Joana Fogaça (4), Débora Escórcio e Susan Foreid (2).

Suécia (78) – Frida Eldebrink (23), Elin Eldebrink (16), Egnell (8), Livijn (6) e Halvarsson (7); Frida Aili, Barthold (6), Olheim (3), Liljestrand (3), Risto (6), Killman (2) e Hoglund.

Por períodos – 15-19, 18-21, 8-21, 15-17

Na outra partida do grupo B a Macedónia venceu a Estónia por 67-64. O Luxemburgo folgou.
O próximo jogo será frente a equipa da Estónia, no próximo sábado (17h00), em Tallin.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Memórias







Momentos de convívio em Lisboa, no campeonato nacional de iniciados femininos 2005/06.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Portugal perde mas fica com 1ºlugar

Image

Portugal perdeu contra a Holanda, por 59-63, no Torneio Internacional do Fundão, que serve de preparação com vista à fase de apuramento para o Europeu.

Portugal começou bem a partida, ao finalizar o período inicial em vantagem (18-16), mas os últimos dez minutos da primeira parte foram "fatais" para a selecção lusa, que chegou ao intervalo a perder por 29-40, muito graças à "mão quente" do holandês Rogier Jansen (19) e ao domínio na luta pelos ressaltos, com a Holanda contabilizar 42, contra 26 de Portugal.
No regresso dos balneários, a formação lusa ainda conseguiu equilibrar o encontro, somando mais pontos do que Holanda durante toda a segunda parte, com Nuno Marçal em destaque (16 no total), mas a reacção dos portugueses foi insuficiente para retomar a liderança no marcador.
No final da partida o seleccionador Moncho Lopez revelou que “a equipa falhou alguns lances em momentos importantes”, apesar de ter reiterado a importância do teste efectuado.
Apesar de ter caido frente à turma laranja, a Selecção Nacional ficou com o 1.º lugar do torneio, em virtude do expressivo triunfo frente à Tunísia (92-67), a outra nação participante, e da derrota sofrida pelos holandeses com a selecção africana (68-71).
A primeira partida de Portugal na fase de apuramento para o Campeonato da Europa está marcada para 3 de Setembro, frente a Estónia, em Ovar.

domingo, 24 de agosto de 2008

Uma grande final





Hoje disputou-se a final do basquetebol masculino nos Jogos Olímpicos, defrontando-se, a Campeã Mundial em título, Espanha e os EUA. Foi um grande jogo de basquetebol com as duas equipas a darem o máximo para conseguir a medalha de ouro. Apesar de as duas equipas merecerem vencer foram os EUA que levaram o ouro para casa, vencendo a Espanha por onze pontos (118-107).

A Espanha entrou a vencer mas rapidamente os EUA reagiram e passaram para a frente do marcador de onde não mais sairam. Foi um jogo cheio de grandes jogadas tanto individuais como colectivas e de grandes lançamentos. Pode dizer-se que foi um jogo memorável entre duas grandes equipas. A Espanha demonstrou uma grande garra e muita qualidade técnica, apesar de estar em desvantagem nunca desistiu do jogo estando sempre a poucos pontos dos EUA. Na equipa dos EUA viu se, para alem da enorme qualidade técnica dos jogadores, o fruto do tempo que estes jogadores gastam, ou melhor ganham, com o seu lançamento. Os norte Americanos na primeira parte marcaram 69% dos lançamentos que efecturam, desceram um pouco o rendimento da segunda parte mas andaram sempre acima dos 50%.

Na equipa Norte Americana destaca-se Dwyane Wade o melhor marcador do jogo, com 27 pontos, Kobe Bryant, com 20 pontos e LeBron James, com 14 pontos. Na equipa espanhola destaca-se a prestação de Ricky Rubio (base da equipa espanhola), um rapaz de 17 anos que não se intimidou com os grandes jogadores da NBA liderando a equipa com muita fibra e qualidade técnica, também de Rudy Fernandez, Navarro e claro de Pau Gasol.

Foi um jogo que deve servir de exemplo para todos os jogadores e equipas nao só, volto a referir, pela a qualidade técnica mas também pela garra, velocidade e vontade de vencer que tiveram estas duas espectaculares equipas em campo.

sábado, 23 de agosto de 2008

O Basquete nos Jogos Olímpicos



Hoje desputou-se a final do basquetebol feminino entre a selecção dos Estados Unidos da America (EUA) e a selecção da Australia, no Wukesong Arena em Pequim, China. Os EUA arrecadaram a medalha de ouro, pela quarta vez consecutiva, ganhando às Australianas 92-65.

Os EUA estiveram a perder nos primeiros minutos do jogo mas assim que se puseram na frente do marcador nunca mais as Australianas conseguiram voltar a ter vantagem no jogo. Apesar da equipa Australiana ter ganho muitos ressaltos ofensivos, mais do que o EUA, não os conseguiram aproveitar falhando imensas bolas debaixo do cesto e não só. Na equipa dos EUA destaca-se a qualidade técnica individual das jogadoras Norte Americanas que obtavam quase sempre por jogar um contra um, sendo quase sempre bem sucedidas. Pelo contrário, as Australianas apresentaram um jogo mais colectivo.

A melhor marcadora do jogo foi a australiana Lauren Jackson, com 20 pontos sendo seguida por Kara Lawson (EUA) e Belinda Snell (Australia), ambas com 15 pontos. Ainda na casa das dezenas temos a veterana nas olimpiadas Lisa Leslie (EUA) e Candance Praker (EUA), que participa pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, ambas com 14 pontos. Por último, Sylvia Fowles (EUA), com 13 pontos.

Foi um jogo bem desputado mas onde ficou bem clara ao longo do jogo a supremacia da equipa Norte Americana.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Em família...







A passada 2ª feira passava-se assim: em família! :)
Festejava-se mais um ano que eu guardo...:P
Mas a companhia é sempre da melhor!:D

Sub16 derrotados pela Suíça

ImageEm jogo a contar para a segunda fase do campeonato da Europa de sub-16, mais concretamente para o grupo H, os jovens Portugueses saíram derrotados do embate com a selecção Suíça por 60-89.

O Bruno voltou a ser utilizado no cinco inicial, realizando 31 min de jogo. Conquistou 9 pontos, 2 ressaltos, 3 roubos de bola, 1 desarme de lançamento, 4 turnovers e 2 faltas pessoais.

Com esta derrota, Portugal fica afastado da discussão pelo 9º posto final e vai agora disputar a classificção entre os 13º e 16º lugares. Pelo meio, defronta ainda a selecção de Inglaterra, em jogo que vai definir as posições finais do grupo H.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Bruno Cunha em grande!:D

Image

A selecção nacional de sub-16 masculinos obteve a sua primeira vitória no campeonato da Europa da categoria que está a decorrer em Sarajevo, na Bósnia Herzegovina, ao derrotar a Irlanda por 66-57.

Os jovens Portugueses entraram melhor na partida, liderando no final do 1º período por 24-15. No entanto, no segundo período, veio a reacção Irlandesa que conseguiu equilibrar as operações. Ao intervalo, o marcador era favoravel a Portugal por apenas 2 pontos de diferença (35-33).

O encontro manteve-se numa toada de equilíbrio durante o 3º período, de tal forma que à entrada do último quarto se verificava uma igualdade a 47 pontos. A parada e resposta manteve-se durante os períodos iniciais do 4º tempo, até que os Portugueses assumiram o comando do jogo e com uma boa ponta final garantiram uma difícil mas merecida vitória por 66-57.

O nosso Bruno merece destaque, ao entrar novamente no cinco inicial e sendo o mais utilizado (38 min). A par de Mansour Anne (11 pontos e 9 ressaltos) foram os melhores portugueses em campo. Conseguiu registar 18 pontos, 11 ressaltos, 1 assistência, 2 roubos de bola, 2 desarmes de lançamento, 2 turnovers e 3 faltas pessoais.

FORÇA BRUNO!

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Seniores moralizadas

Image

Tendo em vista uma participação condigna no Campeonato da Europa de 2009, Divisão B, a Selecção Nacional de Seniores femininos prossegue o seu plano de preparação.

Sediada em Oliveira do Hospital, onde no próximo dia 27 recebe a congénere da Suécia, em jogo relativo à 1ª jornada do Grupo B, agendado para as 21horas, a turma das quinas efectuou dois encontros de preparação com a Irlanda, que faz parte do Grupo A. Para já os êxitos verificados irão trazer certamente motivação e confiança para os duros testes que se avizinham, em que realizaremos quatro partidas no espaço de 10 dias. O calendário é o seguinte: Portugal-Suécia (27/08), às 21h, em Oliveira do Hospital; Estónia-Portugal (30/08), em Tallin; Portugal-Luxemburgo (03/09), às 21h, em Ovar; Macedónia-Portugal (06/09), em Skopje.

Resultados:
Portugal-Irlanda 77-59
Portugal-Irlanda 63-61

Mais informações sobre os dois jogos efectuados, por aqui.

Sub16 masc. derrotados novamente

ImageA selecção nacional de sub-16 masculinos somou a terceira derrota em outros tantos encontros, ao perder ontem à noite com a Finlândia por 43-69.

O conjunto nacional entrou muito mal na partida, perante uma poderosa selecção Finlandesa que já soma três vitórias na prova. Os Finlandeses entraram muito bem no encontro com um parcial de 0-9 e dominaram completamente o primeiro período, onde os jovens lusos apenas conseguiram marcar pontos da linha de lance livre. Ao fim de 10 minutos, o score era 5-21. Nos restantes períodos, a turma lusa conseguiu, de certa forma, equilibrar o desafio, apesar dos Finlandeses se manterem sempre no controlo do jogo.

O nosso Bruno não entrou no cinco inicial neste jogo, mas foi utilizado durante 21min (sendo o terceiro jogador mais utilizado no jogo). Foi o 2º jogador mais eficaz, concretizando 7 pontos (3/6 de 2P, 0/1 de 3P e 1/2 de LL), sendo que o melhor marcador português resgistou 8 pontos. Registou ainda 3 ressaltos (2 ofensivos e 1 defensivo), 5 roubos de bola e 3 faltas pessoais.

Portugal vence torneio na Eslováquia

Image

A vitória da Holanda sobre a Eslováquia (69-80), no triangular de Spisska Nova Ves, fez com que Portugal obtivesse o primeiro lugar nesse torneio internacional.


Depois de no primeiro dia bater a Holanda por 67-51 a equipa das quinas baqueou ante a Eslováquia por 9 pontos de diferença. Essa (curta) diferença foi providencial para a average positiva final que definiu a classificação.

A equipa voltou ao trabalho ontem de manhã, em Rio Maior, tendo em vista a participação no Torneio Internacional do Fundão agendado para o próximo fim-de-semana.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Sub16 terminam em 10º

Image

Ontem, pelas 17h45 discutiam-se os 9º e 10º lugares, entre as selecções croata e portuguesa. A selecção portuguesa acabou por perder o encontro por 39-47 (13-19, 7-7, 9-10, 10-11), pelo que se pode concluir que foi um jogo bastante equilibrado.

As sub16 portuguesas terminam com esta derrota a sua participação no campeonato da europa, ocupando o 10º lugar.

Parabens Adri! :D




Hoje esta de parabéns a Adri que faz 16 anos! :D
Esperamos que tenhas um optimo dia e que te divirtas muito!

Desejamos que continues a espalhar magia e a mostrares aquilo que tão bem sabes fazer e claro sempre na companhia da familia PT! E esperamos que nunca desistas dos teus sonhos!:)

Beijinhos para todas as cadetes e juniores e um mt especial para ti!

domingo, 17 de agosto de 2008

Sub16 masc. com nova derrota

ImageA selecção nacional de Sub-16 masculinos perdeu ontem à tarde frente à Macedónia por 57 - 88, hipotecando desta forma o apuramento para as posições entre o 1º e 8º lugar.


O nosso Bruno entrou novamente no cinco inicial, sendo utilizado durante 17 min. Arrecadou novamente 4 pontos (2/9), ainda tentou 1 lto de 3P que não converteu e não foi chamado a LL durante todo o jogo. Termina o encontro com 3 ressaltos ofensivos, 1 roubo de bola e 3 faltas pessoais.

Amanha
Portugal vai descansar.

Sub16 fem discutem hoje o 9ºlugar

ImageA equipa de Sub-16 Femininos discute hoje o nono lugar (o melhor da segunda metade da classificação) com a Croácia, depois de cumprir mais uma etapa da competição, batendo ontem o Montenegro por 77-53.

sábado, 16 de agosto de 2008

Sub-18 terminam em 10º

ImageAs sub18 nacionais perderan com a Bosnia e Herzegovina (59-61) na ultima partida do campeonato.
Entraram verdadeiramente mal no jogo com um parcial de 0-9 ao minuto 4. Apenas no segundo período passaram para a frente do marcador (23-22), com um triplo da melhor marcadora nacional, Maria João Correia, com um jogo não muito favorável, obteve apenas 3 pontos marcados (
muito aquem da media de 18,7 pontos que tinha nos sete jogos anteriores). O intervalo chegou com a Bosnia no comando (25-28). No 3º período houve grande equilíbrio com o marcador a terminar empatado 42-42. No 4º período, foi a base Michelle Brandao (15 pontos/ 5 roubos/ 2 assistencias) que carregou com a equipa, bem acompanhada pela poste Sofia Carolina (13 pontos/ 15 ressaltos), que nos ultimos dois minutos teve a oportunidade de marcar por duas vezes, mas não foi feliz. Com 2m40s para jogar o marcador favorecia a turma nacional (59-55), mas a Bosnia conseguiu ainda marcar 6 pontos, enquanto as portuguesas não voltaram a conseguir acertar até ao final.

O titulo foi parar as maos da Letonia que venceu na final a Belgica por concludentes 96-64, alardeando clara superioridade.

Os dois finalistas subiram a Divisao A, enquanto o terceiro lugar do podio foi para a Eslovenia que bateu a Grecia (80-66), com a base eslovena Nika Baric (ainda e Sub16) a ser considerada a MVP do torneio.

Portugal - Seniores Masculinos

Image

A Selecção Nacional de basquetebol venceu ontem a Holanda por 67-51, em jogo de preparação para a qualificação do Euro'2009, que se realizará em Spisska Nova Ves, na Eslováquia.

Jorge Coelho foi o melhor marcador da equipa portuguesa com 17 pontos, seguido de Carlos Andrade (13) e Jaime Silva (11).

ImageHoje perdeu por 79-70 com a congénere eslovaca.

Nuno Marçal, extremo portista, com 23 pontos, foi o melhor marcador da equipa, pela qual também marcaram Elvis Évora (14 pontos), Jorge Coelho (13), Carlos Andrade (8), João Santos (5), Paulo Cunha (quatro) e Jaime Silva (3).

José Costa, Mário Fernandes, Miguel Minhava, António Tavares e Miguel Miranda, também fizeram parte das opções de Moncho Lopez, contudo ficaram em branco.

A selecção portuguesa de basquetebol, nona classificada no Euro2007, vai começar a 3 de Setembro a campanha de qualificação para o Europeu da Polónia em 2009, frente à Estónia, em Ovar. Os outros adversários do Grupo B são a Letónia e a Macedónia.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Sub16 masculinos entram a perder

ImageA selecção Nacional masculina de sub-16 perdeu esta tarde com a selecção de Suécia por 72-79 no seu jogo de estreia no campeonato Europeu da categoria que decorre em Sarajevo, Bósnia e Herzegovina.
Na selecção Nacional, destaque para a exibição de Jonah Callenbach que somou 26 pontos, 7 ressaltos e 2 roubos de bola. E ainda para os 9 ressaltos obtidos pelo Mansour Anne para 18 minutos de jogo.

O nosso Bruno Cunha entrou no cinco inicial, sendo utilizado durante 24min, acabando por abandonar o jogo com 5 faltas pessoais. Registou 4 pontos (1/6 de 2P, 0/1 de 3P e 2/4 de LL), com 2 roubos d bola, 2 turnovers e 8 ressaltos (2 ofensivos e 6 defensivos).

Amanhã, a selecção Portuguesa volta a entrar em campo. O adversário que se segue é a Macedónia.

Inic. Fem. 05/06 - Final6





Momentos de convívio numa estadia por Lisboa, na final6 do campeonato nacional de iniciados femininos.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Memórias



Campeonato Nacional de Iniciados Femininos, época 2005/06.
Um 4º lugar que soube a pouco...

Sub18 a caminho do 9º

ImageAs sub18 nacionais venceram a Austria por 69-46, ultrapassando mais um obstáculo.
Hoje voltaram a vencer, desta vez bateram a equipa da Irlanda por 74-62, cumprindo mais uma etapa do que chamam plano B, visto que não poderemos ficar nos 8 primeiros lugares.

Amanhã discutem o nono lugar
(o melhor da segunda metade da classificacao) com o vencedor da partida entre a Bosnia & Herzegovina e Israel, a realizar ainda hoje (18h45).

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Selecção nacional de Seniores Femininos

Vitória na Eslovénia no 1º Teste a Sério da Selecção Nacional em fase de preparação para o Campeonato da Europa.

Image

Em partida dificílima para a equipa portuguesa, que deixou excelente impressão neste 1º encontro com a Eslovénia que, ainda há pouco militava no escalão A do basquetebol europeu e que acalenta esperanças de voltar rapidamente ao topo do basquetebol do Velho Continente.

A equipa portuguesa fez uma excelente 1ª parte jogando com uma defesa muito agressiva e fazendo do contra-ataque e da meia-distância duas armas poderosas.
Alinharam e marcaram: Sofia Ramalho (10), Carla Freitas (26), Susan Foreid, Paula Muxiri (21), Sara Filipe (4); Joana Fogaça; Joana Lopes (12), Ana Oliveira, Debora Escórcio (6), Tamara Milovac (2), Carla Fonseca (2).



ImageA Selecção Nacional confirmou a supermacia sobre a Eslovénia com nova vitoria por 58-67, num jogo em que as anfitriãs deram tudo por tudo para levar a melhor sobre Portugal, conseguindo mesmo estar à frente do marcador até perto do intervalo, altura em que a Selecção Nacional passou para o comando do marcador não mais o largando até ao final do encontro.
Alinharam e marcaram: Paula Muxiri (28), Sofia Ramalho (13), Carla Freitas (11), Debora Escorcio (2), Joana Fogaça (2), Joana Lopes (7), Sara Filipe (5), Ana Fonseca, Tamara Milovac, Susan Foreid.

Resultados de grande importancia para a turma nacional e que, certamente, ficou moralizada para enfrentar os desafios que lhe virão a ser colocados no proximo Campeonato da Europa.
A equipa portuguesa regressa hoje a casa retomando os trabalhos no dia 14 de Agosto em Oliveira do Hospital.

Reportagens completas no planeta basket.

Portugal - sub18 femininos

ImageSkopje (Macedonia) - Depois de se ter esfumado a oportunidade de entrar nos oito primeiros, agora e preciso pensar jogo a jogo. Nada de precipitacoes nem cenarios demasiado optimistas.

As sub-18 venceram a equipa do Luxemburgo (61-39), ainda que a exibicao nao tenha agradado. Foi preciso puxar as orelhas ao intervalo (35-24) para a atitude mudar um bocadinho.

Sofia Carolina (12 pontos, 9 ressaltos, 2 roubos e 2 desarmes de lancamento), Michelle Brandao (8 pontos, 2 triplos, 3 assists e 4 roubos) e Maria Joao Correia (13 pontos e 83% nos duplos, com 5 em 6 tentativas) foram as mais certas, com Marcy Goncalves (12 pontos) e Luiana Livulo (10 pontos) a completar o quarteto que atingiu a dezena de pontos.

Reportagem completa e estatísticas por aqui...

Hoje defrontam a Austria (21h00) e vão jogar para vencer. As austriacas perderam ontem com Israel por 15 pontos (76-61). No Grupo G, Portugal comanda com duas vitorias, seguido de Israel e Austria, ambos com uma vitoria e uma derrota. No Grupo H, com quem Portugal vai cruzar, a Irlanda ao vencer a Finlandia (59-53) obteve a segunda vitoria, ficando bem posicionada para passar ao grupo do nono ao decimo-segundo. Do par Finlandia ou Bosnia saira provavelmente o nosso adversario, amanha.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

sub-16 afastadas da próxima fase

ImageA selecção nacional feminina de sub-16 foi derrotada ontem à tarde pela Grécia por 42-56, hipotecando as suas hipóteses de passar à fase seguinte da competição.

Na melhor das hipóteses a equipa nacional ocupará o terceiro posto do grupo A, integrando-se no grupo G juntamente com os 3º e 4º classificados do grupo B.

Reportagem do jogo por aqui.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Sub-18 portuguesas em 3º do grupo

ImageSkopje (Macedonia) - Nao foi nada facil concretizar o objectivo de garantir a terceira posicao no Grupo B. Era preciso vencer Israel para se comecar a fase de qualificacao com uma vitoria. O resultado final (75-59), favoravel a turma das quinas, nao espelha as dificuldades sentidas.


Hoje e dia de descanso. fundamental para recuperar energias que sao bem precisas para os embates que se avizinham: Luxemburgo (amanha, as 18.45 h) e Austria (depois de amanha, as 21h). Se as coisas correrem bem, como esperamos, iremos discutir um lugar entre o nono e o decimo segundo, nos dias 14 e 15.

Reportagem completa do jogo por aqui.

Sub-20 portugueses terminam em 6º

Image
A selecção nacional de sub-20 terminou a sua participação no campeonato da Europa deste ano com uma derrota por 83-86 diante da Roménia, classificando-se na 6ª posição final.



Reportagem completa por aqui.

Sub-16 com 2 vitórias consecutivas

As jovens sub-16 femininas obtiveram esta tarde a sua primeira vitória no campeonato da Europa da categoria, divisão B, frente à selecção Inglesa por 43-35 e colocaram-se na liderança do grupo A.
Destaque na selecção Portuguesa para Daniela Domingues, autora de 16 pontos e 5 ressaltos e para Filipa Bernardeco, que juntou 15 pontos e 6 ressaltos.
Image



A selecção nacional feminina de sub-16 conquistou a segunda vitória na prova num intenso e emotivo embate frente à selecção de Israel por 59-52, que só foi decidido após prolongamento. As jovens lusas que se encontravam a perder por 13 pontos à entrada do último período (31-44), encetaram uma espantosa recuperação, vencendo o período por 17-4.

Luzia, com 17 pontos e 15 ressaltos e Filipa, com 15 pontos apontados foram as Portuguesas mais em evidência, bem ajudadas na luta das tabelas por Daniela Domingues que somou 10 ressaltos.

Mais informações no site planeta basket.

domingo, 10 de agosto de 2008

Escolhidos os 12 para a Eslováquia

ImageO seleccionador nacional da equipa senior masculina, Moncho López, já escolheu os 12 jogadores que viajam para a Eslováquia na 3.ª feira, onde vão realizar dois jogos de preparação com a Holanda e a selecção daquele país, tendo em vista a fase de qualificação do Eurobasket 2009.

Assim, dos 13 jogadores integrados no estágio que hoje acaba em Rio Maior, registe-se a saída do poste vareiro Nuno Cortez, mantendo-se os seguintes atletas: José Costa, Mário Fernandes, António Tavares, Miguel Minhava, Jaime Silva, Nuno Marçal, João Santos, Paulo Cunha, Carlos Andrade, Miguel Miranda, Elvis Évora e Jorge Coelho.

Velocidade

A saída do poste Nuno Cortez vem reforçar a filosofia táctica que Moncho López quer impor na equipa portuguesa: jogar rápido. Com três bases de raiz (José Costa, Miguel Minhava e Mário Fernandes), com António Tavares ­ ­– vai jogar a n.º 2 – em excelente forma física e com o ágil Nuno Marçal como falso poste, está garantida uma Selecção a jogar em ritmo acelerado para travar os “gigantes” que esperam a equipa nacional.

Retirado de planeta basket.

sábado, 9 de agosto de 2008

Momentos PT





Uma ida a Carapinheira para jogar contra o Infante de Montemor, cadetes femininos - época 2006/07. Como chegámos cedo...fomos dar um passeio e claro como somos uma família há que registar estes momentos!:D

Ah e...ganhámos este jogo, claro!:)

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Portugal - sub16 fem

Image A selecção nacional de sub-16 femininos entrou com o pé esquerdo no campeonato da Europa da categoria, divisão B, que está a decorrer em Pravetz, na Bulgária, ao perder com a selecção Dinamarquesa por 45-47.

A Selecção Nacional liderou praticamente todo o jogo, mas um quarto período decepcionante deitou tudo a perder. À entrada dos derradeiros 10 minutos, Portugal liderava por 10 pontos (43-33), mas a partir deste momento, as jovens lusas desorientaram-se e não conseguiram acabar com o jogo. As bolas deixaram de entrar, muitos bolas foram perdidas tal como as faltas cometidas.

O jogo mais combativo do que propriamente bem jogado foi muito disputado até final, mas o resultado final, 45-47, foi selado a 2:47 minutos do final já que a partir deste momento, nenhuma das equipas conseguiu voltar a pontuar.

Num jogo com poucos pontos, Portugal teve apenas uma jogadora a marcar na casa das dezenas, Luzia Lampreia (10).


Mais notícias sobre o grupo de trabalho onde chegámos a ter possibilidades de ver integrada a atleta Adriana Baptista, algo que não se manteve na decisão do grupo final, a seguir por aqui...ou no site no planeta basket.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008


Mega torneio de Esgueira, cadetes femininos (com dois elementos da equipa junior), época 2005/06.

FORÇA BRUNO!

A selecção nacional masculina de SUB-16 encontra-se neste momento em Fão (Esposende) a realizar o último estágio de preparação, antes da partida para o Europeu da categoria, Divisão B, que vai se realizar em Sarajevo, Bósnia e Herzegovina, entre 15 até 24 de Agosto.

Image"O nosso trabalho vai ser essencialmente, limar os últimos pormenores antes de rumarmos à Bósnia na próxima quarta-feira." - Seleccionador nacional Sérgio Fraga

Entre os 12 convocados, está o nosso Brunho Cunha, o único atleta PT a representar o país.

FORÇA BRUNO!
FORÇA PT!

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Somos PT!







Porque os anos passam...mas continuamos a ser PT!:D
SEMPRE! =)