sábado, 20 de setembro de 2008

A melhorar..!!


Depois de 3 derrotas consecutivas na primeira volta do Grupo B, Portugal leva agora duas vitórias consectutivas depois de na passada quarta-feira, em Coimbra, perante dois mil espectadores ter superado a selecção da Macedónia por 81-71.

A FIGURA DA PARTIDA : JOSÉ COSTA!

José Costa foi o grande líder de Portugal e um dos principais contributos para a vitória final. Esteve ausente da Fase Final do Eurobasket 2007, mas já na fase de apuramento para esse Europeu José Costa tinha tido um papel essencial. Virou de suplente a incondicional titular da Selecção Nacional. Apesar dos seus 35 anos, José Costa está mais jovem do que nunca a jogar e a brilhar dentro do campo como sempre nos habitoou. O Zé dos triplos - marcou três, um deles a mais de nove metros de distância - terminando o encontro com 19 pontos (10 em 10 da linha de lance-livre!!), cinco assistências e notável a o acerto na linha de lance livre ao converter os dez que teve à sua disposição! Brilhante!!

Este foi um jogo em que Portugal não teve apenas um ou dois jogadores a marcar acima dos 10 pontos como vinha acontecendo recentemente. Além do já referido José Costa, também João Santos (14), Miguel Miranda (12), Elvis Évora (12) e Carlos Andrade (13) marcaram acima da barreira dos pontos, enquanto que Paulo Cunha (9) ficou lá perto. Em ataque Portugal voltou a lançar muito de 3 pontos, com 29 lançamentos tentados. No entanto, ao marcarem 11 lançamentos para lá da linha dos 6,25 conseguiram uma percentagem mais aceitável do que as que vinham conseguindo jogo após jogo.

Mas a chave do jogo pode ter estado na defesa - principalmente na defesa ao organizador de jogo dos macedónios, V. Stefanov. Ao conseguir “tirar de campo” este jogador Portugal anulou uma das principais armas do seu adversário, e o caminho para o sucesso começou a ser construído pela defesa. No capítulo dos ressaltos, os extremos nacionais voltaram a ser os que mais contribuíram com Carlos Andrade em destaque com 11 ressaltos.

A Macedónia perdeu claramente a luta das tabelas (25-31, com Gecevski a ser o melhor com apenas 6 ressaltos), e esteve abaixo do esperado no tiro exterior (5 triplos e 23,8%). Mejsi, o norte-americano naturalizado cotou-se como o melhor marcador, com 20pts seguido de Ilievski com 16pts e Antik com 15pts. Destaque igualmente pela negativa para V.Stefanov - 2pts e 2 assistências - que foi autenticamente «secado» pela defesa portuguesa (recorde-se que o base chegou a este jogo com o registo notável de 19,3pts por jogo).

Para assegurar a manutenção na Divisão A, Portugal precisa agora de ganhar à Letónia (líder do grupo), hoje, em Lordelo. Mas, mesmo perdendo, poderá também seguir em frente caso a Estónia também não ganhe na Macedónia. Portugal defronta agora na última jornada a Letónia, no dia 20 de Setembro às 16h35 em Parades. O jogo vai ser transmitdo em directo na Sporttv!

Sem comentários: