sábado, 20 de setembro de 2008

Ticha em grande não evita derrota

Image



Ticha Penicheiro realizou quinta-feira uma exibição notável na recepção às San Antonio Silver Stars (78-85), mas as Sacramento Monarchs estão à beira da eliminação dos "play-offs" da WNBA.

Em dia de 34.º aniversário, a base portuguesa logrou o máximo de pontos da temporada, ao marcar 11 dos seus 19 no quarto período, e conseguiu ainda sete assistências, contra uma escassa perda de bola sem lançamento, e três roubos de bola, em 31.14 minutos.
Num embate em que as Silver Stars, que lograram o melhor registo na fase regular (24 vitórias e 10 derrotas), ganharam grande avanço logo de início (13-22 no final do primeiro período e 29-45 ao intervalo), Ticha foi uma verdadeira guerreira.

"Elas estavam a marcar muito bem a Kara (Lawson) e a Nicole (Powell), complicando-lhes a vida, e senti que tinha de ser mais agressiva", explicou a portuguesa, melhor marcadora da sua equipa, com nove "tiros" de campo convertidos, em 16 tentados.

Com as Silver Stars a vencerem por 16 pontos (51-67), a 8.55 minutos do fim, Ticha logrou, consecutivamente, três assistências, dois lançamentos de dois pontos e um "triplo", e, com 3.31 para jogar, as Sacramento Monarchs colocaram-se a sete pontos (65-72). Num esforço heróico, a base portuguesa ainda marcou mais dois lançamentos de campo, mas não conseguiu evitar o desaire, face sobretudo à grande actuação da base forasteira Becky Hammon, que marcou 30 pontos e acertou seis "triplos" (oito tentados).

"A Becky Hammon esteve 'on fire', pois muitos dos seus lançamentos foram contestados e, ainda assim, ela marcou. Penso que está faminta por ganhar um campeonato. Grandes jogadores fazem grandes jogadas", reconheceu Ticha.

Ticha, que tinha como máximo da época os 18 pontos conseguidos no reduto das New York Liberty (vitória por 70-63, a 8 de Junho), explicou ainda que o início do jogo foi fatal para as locais.

"Jogar frente à melhor equipa da WNBA e estar a perder por 22 pontos (29-51, no terceiro período) tornou tudo muito complicado. Fizemos uma boa segunda parte, mas era difícil recuperar", lamentou.

Nicole Powell, com 16 pontos e seis ressaltos, e Crytal Kelly, com 12 pontos, foram as jogadoras que melhor secundaram Ticha, enquanto Vickie Johnson, com 13 pontos, oito assistências e três roubos de bola, foi a melhor aliada da Hammon nas Silver Stars.

"A Ticha efectuou uma exibição tremenda. Apanhou-nos a gozar (com Powell e Lawson) e fez-nos pagar", reconheceu Hammon, criticada no Verão por ter representado a Rússia nos Jogos Olímpicos Pequim2008 (conquistou a medalha de bronze).

Com este triunfo, as San Antonio Silver Stars, que lideram por 1-0, têm agora dois jogos em casa para conseguir um triunfo e rumarem à final da conferência Oeste dos "play-offs" da WNBA: o primeiro realiza-se hoje e o segundo, se necessário, segunda-feira.

Sem comentários: